Logótipo

A composição do novo logótipo da Junta de Freguesia de Canelas assenta na conjugação de três elementos centrais que caraterizam e identificam a freguesia de Canelas, desdobrando-se em tons de azul e verde.

A cor azul remete para o escudete do brasão, que assinala a antiguidade de Canelas. Os primeiros documentos com referências à terra datam de 1042, sendo a karta de Negrelos o primeiro manuscrito conhecido.

A cor verde faz a ligação com o escudo e com a espiga de milho do brasão da freguesia, numa referência à tradição da produção agrícola em Canelas e à fertilidade do território, que esteve aliás na origem toponímica da freguesia onde abundavam e cresciam, de forma espontânea, canas pequenas.

O elemento textual «Junta Freguesia de Canelas» identifica e associa a natureza institucional da autarquia com o seu logótipo.
Os dois elementos presentes em formas quadrangulares representam dois elementos basilares na caraterização e identificação da freguesia e do território.

O coreto representa o monumento emblemático da terra, construído em ferro, onde estão representados os grandes vultos da música europeia e que se tornou uma centralidade na Vila de Canelas. Depois de um pedido dirigido à Confraria do Santíssimo Sacramento de Canelas, em 1905, e de doações no valor de 100 mil reis, o coreto de ferro inspirado num modelo italiano foi concluído e inaugurado a 24 de Junho de 1907, no dia de S. João de Baptista, padroeiro da freguesia.

O monte reproduz a Serra de Negrelos, vulgarmente conhecida como Serra de Canelas, uma área protegida natural, com um pico de 244 metros de altitude, onde nascem três pequenos ribeiros. Pela sua extensão e preservação, é considerado o pulmão verde de Vila Nova de Gaia.

 

Sede

  • Rua Delfim de Lima, 1881
    4410-227 Canelas
  • 227 114 857 | Fax: 227 160 817
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Redes Sociais